Florestas Temperadas
A floresta de clima temperado fica localizada nas regiões de clima temperado da Terra: encontra-se em grande parte do Oeste da América do Norte, por quase toda a Europa, no Oeste da Ásia (Turquia, Geórgia, Azerbaijão e Irão) e Leste da Ásia (Coreia, Japão e parte da China), na Austrália, na Nova Zelândia e ao Sul do Chile, no Hemisfério Sul. Ficam entre os círculos polares e as zonas tropicais.
As quatro estações são bem definidas. Na primavera, quente e úmido, há muito Sol, e raras vezes cobre o solo durante toda a estação. No verão a vegetação aumenta. No outono, o calor e a umidade podem chegar a serem elevados. As secas são raras e não muito severas. É no outono que acontece o fenômeno mais característico da floresta temperada: As plantas caducifólias ganham uma coloração dourada ou amarronzada nas folhas, que depois caem.
A floresta temperada diz-se decídua ou caducifólia, (também conhecida como caduca) quando as suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno). A queda das folhas está associada a uma adaptação das plantas na defesa contra a seca fisiológica, uma vez que o inverno, que dura cerca de três meses, é bastante rigoroso e a água congela no solo.
A floresta temperada caracteriza-se pela presença de várias espécies de árvores tal como ulmeiro, faia, nogueira, plátano, ácer, choupo, álamo, bétula, freixo, salgueiro, cerejeira, castanheiro, tília, amieiro, carvalho, pinheiro e cedro. Este tipo de árvores são também chamadas de coníferas, e somente sobrevivem em climas frios.
A fauna é bastante rica, insetos que se alimentam de madeira (xilófagos), esquilos, ratos, veados, javalis, aves insetívoras, aves noturnas, ursos, lobos, e vários