Floresta Tropical x Floresta Temperada
Areas naturais e cadeia alimentar, considerando florestas tropicais e temperadas de forma comparativa.
Floresta tropical
Solo: O solo das florestas tropicais é pobre em nutrientes minerais, mas a reciclagem da matéria orgânica é muito rápida. Os fungos e bactérias presentes no solo levam cerca de dois meses para decompor uma folha, enquanto que em uma floresta temperada, essa folha demoraria de um a sete anos para ser decomposta. O resultado dessa decomposição são nutrientes minerais que são absorvidos pelos vegetais imediatamente e utilizados na fotossíntese e no seu metabolismo. Dessa forma, os nutrientes estão nos vegetais, e não concentrados no solo.
Áreas naturais: Infelizmente, as florestas tropicais vêm sendo muito destruídas. Quando isso acontece, perde-se a proteção natural contra a erosão causada pelo vento, água e outros fatores. Com a derrubada das árvores, a água da chuva leva todos os nutrientes minerais para o fundo do solo, processo que chamamos de lixiviação, tornando esses nutrientes inacessíveis para a planta, o que reduz sua fertilidade. Além disso, a terra que sai da erosão é levada para o fundo dos rios, provocando assoreamento e facilitando o seu transbordamento, o que provoca as inundações. Com a destruição das florestas tropicais, além de perdermos a proteção do solo, perderemos também milhares de espécies vegetais e animais que ali vivem, algumas até endêmicas de determinada região.
Cadeia alimentar: A cadeia alimentar da floresta tropical é, na verdade, uma rede composta por várias cadeias alimentares. No nível mais baixo estão as plantas e outros vegetais. Os insetos e pequenos herbívoros que se alimentam dessas plantas servem de comida para outros mamíferos. A complexidade dessa rede significa que várias espécies, como macacos e chimpanzés, ocupam a parte central da cadeia, pois além de predadores, também são presas. Os produtores primários, também chamados de autótrofos, compõem a base da