floresta amazonica
- milhares de espécies vegetais
- não perde suas folhas no outono, ou seja, está sempre verde
- é dividida em 3 tipos de matas: Igapó, Várzea, Terra Firme
- vive do seu próprio material orgânico
- a fauna é rica e variada
- espécies ameaçadas: mogno (tipo de madeira) e a onça-pintada
- Desmatamento da Amazônia.
Mata Atlântica
- é menos densa que a Floresta Amazônica
- quase 100% dela já foi destruída, porém, antes podíamos encontrar o pau-brasil, cedro, peroba e o jacarandá (leia mais sobre o desmatamento da Mata Atlântica).
- os micos-leões, a lontra, a onça-pintada, o tatu-canastra e a arara-azul-pintada são originários da Mata Atlântica, porém estão ameaçados de extinção vivem ainda na mata, os gambás, tamanduás, preguiça, mas estão fora do perigo da extinção.
- Em razão da Mata Atlântica tenha sido muito utilizada no passado para a fabricação de móveis, hoje se calcula que apenas 5% de sua área ainda permaneça.
Caatinga
-vegetação típica do clima semi-árido do sertão nordestino
- vegetações pobres, com plantas que são adaptadas à aridez, são as chamadas plantas xerófilas (mandacaru, xiquexique, faveiro), elas possuem folhas atrofiadas, caules grossos e raízes profundas para suportar o longo período de estiagem·.
- arbustos e pequenas árvores (juazeiro, aroeira e braúna) também fazem parte da paisagem.
Mata de Araucária
-Corresponde às áreas de clima subtropical, é uma mata homogênea, pois há o predomínio de pinheiros, erva-mate, imbuia, canela, cedros e ipês·.
- Quanto a fauna, destacam-se a cutia e o garimpeiro (espécie de ave)
-Outra particularidade das araucárias é a restrita ocorrência de flores, provenientes das baixas temperaturas, além de não desenvolverem outros tipos de plantas nas proximidades dos pinheiros.
Cerrado
-Típico da região centro-oeste do