Florence Nightingale
Nascida em 12 de maio e 1820, em Florença, na itália ,era filha de ingleses. Possuía inteligência incomum, tenacidade de propósito, terminação e perseverança – o que permitia dialogar com políticos e oficiais do exército, fazendo prevalece as suas idéias. Dominava com facilidade o inglês, o francês, o alemão, o italiano além do grego e latim.
Decidida a seguir sua vocação, procura completar seus conhecimentos que julga ainda insuficiente. Visita o hospital de do blin dirigido pelas irmãs de misericórdia, ordem católica de enfermeiras, fundada 20 anos antes. Conheci as irmãs de caridade de São Vinte de Paulo, mais som de Lá providence em Paris.
Aos poucos vai se preparando para sua grande missão. Em 1854, a Inglaterra, a França e a Turquia declaram guerra a Rússia: é a guerra da Criméia, os soldados acham-se no maior abandono. A mortalidade entre os hospitalizados era de 40%. Com sua técnica de higienização do ambiente e dos feridos consegue reduzir esta taxa para 2%.
Perfil do Profissional de Enfermagem segundo Florence
"A enfermeira não deve ser maldizente; não deve falar em vão; jamais deve responder as perguntas sobre seus pacientes, a não ser aqueles que tem o direito de fazê-las; deve (nem seria preciso dizê-lo) ser sóbria e honrada; mas que isso, deve ter elevado senso de religiosidade e devotamento; deve respeitar a própria vocação, porque a vida, dom precioso que recebemos de Deus muitas vezes estará em suas mãos. A enfermeira deve ser uma observadora segura, atenta e rápida, possuídora de sentimentos elevados e dedicados."
A Escola Anna Nery e o modelo Nightingaleano
O ensino da enfermagem desenvolvia-se através de treinamento de pessoas para desempenhar atividades de confortos, de administração e medicamentos e de limpezas de unidade, cozinha e lavanderia.
Mas, foi com Florence Nightingale, através da sistematização do seu ensino, que a enfermagem começou a tomar forma e adquirir realmente o status de uma