Flambagem
Definições:
Torção se refere ao giro de uma barra retilínea quando carregada por momentos (ou torques) que tendem a produzir rotação sobre o eixo longitudinal da barra.
Deformação por Torção
Torção é a deformação provocada pelo efeito do torque.
Torque (ou momento) é um esforço que tende a torcer um elemento em torno de seu eixo longitudinal.
Deformações pequenas:
Raio não muda.
Comprimento não muda.
O ensaio de torção é realizado em equipamento específico: a máquina de torção.
Propriedades avaliadas:
A partir do momento torsor e do ângulo de torção pode-se elaborar um gráfico semelhante ao obtido no ensaio de tração.
Fraturas típicas:
Os corpos de provas de materiais dúcteis apresentam uma fratura segundo um plano perpendicular ao seu eixo longitudinal.
Para materiais frágeis, a fratura se dá segundo uma superfície não plana, mas que corta o eixo longitudinal segundo uma linha que, projetada num plano paralelo ao eixo, forma 45° aproximadamente com o mesmo (fratura helicoidal)
O projeto de um eixo depende de limitações na quantidade de rotação ou torção ocorrida quando este é submetido ao torque. Desse modo, o ângulo de torção é importante quando se analisam as reações em eixos estaticamente indeterminados.
Quando se trata de um material homogêneo, de modo que G é constante, bem como, a área da seção transversal e o torque aplicado também são constantes.
Quando se trata de um material não-homogêneo, que é sujeito a diversos torques diferentes, ou que a área da seção transversal e o módulo de elasticidade mudam abruptamente de uma região para outra, o ângulo de torção pode ser determinado a partir da adição dos ângulos de torção para cada segmento do eixo.
A direção e o sentido do torque aplicado é definido a partir da aplicação da regra da mão direita. Torque e ângulo serão positivos se a direção indicada pelo polegar for no sentido de afastar-se do eixo.
Quando a potência transmitida por um eixo e sua rotação são conhecidas, o