fixa o contabilidade
1- Porque o Balanço patrimonial é considerado o principal demonstrativo contábil?
Devido o equilíbrio entre o Ativo e o Passivo das entidades, que retrata o equilíbrio existente entre os itens que compõem o patrimônio da entidade, isto é o Ativo e o
Passivo. Remete ao conceito de equilíbrio, próprio da antiga balança de dois pratos, representando o equilíbrio existente entre o Ativo e o Passivo das entidades – o equilíbrio patrimonial.
2- Qual a representatividade no ativo no balanço patrimonial?
As riquezas da entidade e compreende todos os seus bens e direitos, possíveis de serem avaliados em moeda e que, fundamentalmente, possam gerar benefícios presentes e/ou futuros para essa entidade . Bens ou direitos, não mensuráveis em moeda ou que, ainda, não possam gerar benefícios presentes ou futuros não podem ser considerados como ativos de uma entidade.
3- Qual a representatividade no Passivo no balanço patrimonial?
Retrata as obrigações da entidade e se subdivide em dois grupos: o Passivo Exigível e o Patrimônio Líquido
4-Quais os requisitos necessários para que algo seja considerado um ativo?
Ser de propriedade da entidade ou equivalente; ser mensurável em moeda; gerar benefícios presentes e/ou futuros para a entidade. O não cumprimento simultâneo desses requisitos descaracteriza um bem ou direito como Ativo
5-Suponha que a empresa Marrom, na representação simplificada do seu Balanço
Patrimonial apresente a seguinte situação: bens e direitos (ativo) no valor de $
40.000,00 e obrigações a pagar no valor de $ 25.000,00. Sua situação líquida, representada pelo valor do seu Patrimônio Líquido (PL), seria:
Ativo total = Passivo + PL
Cálculo = 40.000 - 25.000 = 15.000.
O valor do Patrimônio Líquido é de R$ 15.000,00.
1
6 – Utilizando uma situação do cotidiano para exemplificar um balanço Patrimonial, vamos Classificar as contas e montar o demonstrativo?
Histórico
valor
Classificação D/C
AC, ANC, PC,
PNC E PL