Fivebras produz tecido a partir de garrafas pet
1
Rose Prata · São Paulo, SP
11/9/2008 · 57 · 4
SÃO PAULO - 26/08/2008 - Uma alternativa prática e viável ao destino das garrafas PET acaba de chegar ao mercado. Totalmente desenvolvida no Brasil, a novidade foi batizada de Ecotess e consiste em um tecido 100% fabricado a partir de garrafas PET recicladas. A nova tecnologia permite converter o tecido nos mais diferentes tipos de produtos com a solidez, resistência e durabilidade dos tecidos convencionais fabricados com poliéster e foi desenvolvida com exclusividade pela indústria paulista Fivebras, que há 20 anos se dedica á fabricação de embalagens especiais.
“Com o Ecotess, é possível reduzir o descarte do PET no meio ambiente, ao mesmo tempo em que se deixa de usar outros materiais que consomem recursos naturais, como o algodão, por exemplo, na confecção de mochilas, bolsas, sacolas, nécessaires e acessórios escolares”, explica Ricardo Zaguer, diretor da Fivebras. Ele antecipa que a confecção de “ecobags” já responde pela maior parte da utilização do novo material.
Com isso, as ecobags, que vêm se destacando pela sua característica sustentável, uma vez que substituem as sacolas de plásticos, ganham duplamente pois com o ecotess as sacolas ainda estão alinhadas a um dos mais importantes princípios da sustentabilidade : a reciclagem de materiais.
As ecobags fabricadas com Ecotess são resultado de muitas pesquisas promovidas pela Fivebras para chegar a uma trama adequada a partir de pets. O Ecotess é impermeável e também possui grande variedade de cores e estampas que utilizam tintas que não agridem o meio ambiente.
Sobre reciclagem de pets
Por ser um material de difícil decomposição na natureza, o PET é encarado pela sociedade como um grande vilão ambiental. O Brasil produz 378 mil toneladas de PET por ano, de acordo com dados da Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET). Desse total, ainda segundo a entidade, apenas pouco mais da metade