fitopatologia
Tendo em vista a sua dispersão geográfica e ainda, à variedade de ambientes onde ocorre naturalmente, a teca é uma espécie de alta adequabilidade com dispersão vertical entre 0 e
1.300 m acima do nível do mar, ocorrendo em áreas com precipitação anual de 800 mm a
2.500 mm, e temperaturas extremas de 2° a 42°C, mas não resiste à geada. Tectona grandis, conhecida pelo nome vulgar de Teca, é uma árvore de grande porte, nativa das florestas tropicais situadas entre 10° e 25°N no subcontinente índico e no sudeste asiático, principalmente na Índia, Burma, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e Java. Na fase adulta, a árvore alcança entre 25 m a 35 m (dificilmente acima de 45 m) de altura e diâmetro (DAP) de 100cm ou mais. Seu fuste é reto e revestido por uma casca espessa, resistente ao fogo. Trata-se de uma essência caducifólia, pois perde as folhas durante a estação seca. A espécie é exigente em fertilidade de solo, que deve ser profundo (mais de 1,5 metros), permeável, bem drenado, mas com capacidade média a alta de retenção de água. Os solos de textura média são os mais apropriados. A madeira de teca é muito procurada (especialmente) nos países europeus, onde o valor por metro cúbico ultrapassa o do próprio mogno, muito embora somente pode ser cultivada em regiões tropicais. Em todo o mundo, a teca é apreciada pela qualidade de sua madeira, bem como pela sua rusticidade.
Descrição da espécie
A teca (Tectona grandis) é uma espécie arbórea decídua da floresta tropical, pertence à família Verbenaceae, possui folhas opostas, elípticas, coreáceas e ásperas ao tato, dotadas de pecíolos curtos ou ausentes e ápice e base agudos. Os indivíduos adultos possuem folhas com comprimento médio entre 30 cm a 40 cm por 25 cm de largura. Nos indivíduos mais jovens, com até três anos de idade, as folhas podem atingir o dobro dessas dimensões.