fitogeografia do Brasil
Localização: abrange grande parte da região Norte do Brasil e está presente nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Ocupando 40% do território brasileiro.
Clima: É o chamado clima equatorial úmido com muita incidência de chuvas e temperaturas elevadas, normalmente variando entre 22ºC e 28ºC.
Solo: O solo da floresta amazônica é em geral bastante arenoso. Possui uma fina camada de nutrientes que se forma a partir da decomposição de folhas, frutos e animais mortos.
Biodiversidade: Há uma grande quantidade de insetos, anfíbios, répteis, mamíferos, peixes e árvores, apresentando uma complexa cadeia alimentar, composta por mais de 30 milhões de espécies.
Importância econômica: Atividade pesqueira dos ribeirinhos, extrativismo, ecoturismo, festivais culturais etc.
Importância ecológica: Abriga a maior biodiversidade do planeta, grandes rios, suas florestas são consideradas como o pulmão do mundo.
Problemas ambientais: Desmatamento por madeireiros e pecuaristas, queimadas, pesca predatória e caça ilegal, etc.
Bioma: Mata Atlântica
Localização: abrange originalmente 17 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí).
Clima: está inserida na faixa de transição entre o clima tropical e subtropical, com oscilação de 10º C no inverno e 40º C no verão.
Solo: é bastante raso, com pH ácido, pouco ventilado, sempre úmido e extremamente pobre, recebendo pouca luz, grande quantidade de matéria orgânica (serrapilheira), facilitando erosões e deslizamentos.
Biodiversidade: uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas, contando com mais de 20 mil espécies de plantas, sendo 8 mil endêmicas; 270 espécies conhecidas de mamíferos; 992 espécies de pássaros; 197 répteis; 372 anfíbios; 350 peixes.
Importância