Geomorfologia
SUDOESTE DA BAHIA
Departamento de Geografia –DG
Disciplina: Macroambientes do Espaço Brasileiro
Docente: Titular Dr. João Phelipe Santiago
IV semestre / 2013.1 Noturno
II Unidade
Discentes:
Alberto Pimentel
Ana Cândida Soares
Joice Brito Morais
Lidiane Trindade
Princípios de geoecologia: climas, solos e biosfera.
Fitogeografia e domínios da vegetação: principais domínios morfoclimáticos.
PRINCÍPIOS DE GEOECOLOGIA: CLIMAS,
SOLOS E BIOSFERA.
Geoecologia: É uma abordagem geográfica para os estudos de ecologia em múltiplas escalas espaciais. O principal objetivo é compreender a gênese e o funcionamento de geótopos, paisagens e regiões.
Climas
Solos
Biosfera
Entendendo o clima
O extenso território brasileiro, a diversidade de formas de relevo, a altitude e dinâmica das correntes e massas de ar, possibilitam uma grande diversidade de climas no Brasil. Atravessado na região norte pela Linha do
Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, o Brasil está situado, na maior parte do território, nas zonas de latitudes baixas -chamadas de zona intertropical- nas quais prevalecem os climas quentes e úmidos, com temperaturas médias em torno de 20 ºC.
A amplitude térmica - diferenças entre as temperaturas mínimas e máximas no decorrer do ano é baixa, em outras palavras: a variação de temperatura no território brasileiro é pequena.
OS TIPOS DE CLIMA DO BRASIL
Para classificar um clima, devemos considerar a temperatura, a umidade, as massas de ar, a pressão atmosférica, correntes marítimas e ventos, entre muitas outras características. A classificação mais utilizada para os diferentes tipos de clima do Brasil assemelha-se a criada pelo estudioso Arthur Strahler, que se baseia na origem, natureza e movimentação das correntes e massas de ar.
DE ACORDO COM ESSA CLASSIFICAÇÃO, OS TIPOS
DE CLIMA DO BRASIL SÃO OS SEGUINTES:
Clima Subtropical: