Fitas Backup
Apesar de hoje em dia, termos mídias com extremas capacidades como HD’S, CD’S DVD’S, BLU RAY, PENDRIVE ENRTE OUTRAS TECNOLIGIAS, as antigas fitas backups prometem voltar com tudo, e tentar competir neste mercado. Claro que só elas não iram poder fazer tudo, mas terá grande participação.
As fitas são um meio barato de se armazenar as informações, segundo os especialistas da área, das maiores empresas de tecnologia. Ela tem o maior custo beneficio se comparado com as tecnologias para armazenamento. Afirmam também que o preço por GB pode custar apenas 0,20 centavos, e que essas fitas duram até 30 anos.
O Google, uma das maiores empresas teve que recorrer ao uso das fitas, devido a uma grande perda de E-mail’s.
As fitas de hoje em dia são diferentes das k7 ou VHS,porem funciona com o mesmo principio, precisam ser passadas até o ponto que se quer ler ou escrever. O formato mais comum hoje é Linear Tape-Open (LTO), utilizado por muitos fabricantes.
Evolução não se teve, o que levou a IBM fazer foi uma fita capaz de armazenar 35 TB sem compactação e chegar até a 100 TB compactados.
Cada TB (terabyte) possui 1.000 GB (gigabytes), pelo Sistema Internacional de Unidades. Um gigabyte é suficiente para armazenar um filme de duas horas em boa qualidade – logo, um TB serve para armazenar mil filmes. Como comparativo, a mídia Blu-Ray, que armazena filmes em alta definição, armazena no máximo 50 GB. Uma fita seria equivalente a 700 discos Blu-Ray.
Essa tecnologia deve estar no mercado dentro de alguns anos, hoje o maior que chegamos é uma fita de 3 TB, o que corresponde a 60 discos de Blu-Ray. A diferença entre as Fitas e os Hd’s, seria que as tecnologias mecânicas necessitam de energia elétrica para manter o conjunto interno em perfeitas condições visto que se ficarem parados corre o risco de danificarem, já as fitas podem ficar armazenadas por um bom tempo, sem nenhum tipo de manutenção da parte elétrica.