fisioterapia traumato-ortopedica
CURSO DE FISIOTERAPIA
BRUNA DE SOUZA TOMÉ
FERNANDO APERTÉ
FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA
CRICIÚMA
2013
BRUNA DE SOUZA TOMÉ
FERNANDO APERTÉ
FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA
Trabalho sobre Fisioterapia Traumato-ortopédica, apresentado para disciplina de História e Evolução da Fisioterapia e Metodologia Científica e Interação Comunitária no curso de Fisioterapia, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Prof. (ª) MSc Maria Tereza Soratto
Prof. (ª) Msc Barbara Coelho
CRICIÚMA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O século XX trouxe mudanças no comportamento e no estilo de vida, os quais alteram a epidemiologia das lesões, acidentes com veículos automotores, atropelamento, e quedas de altura, envolvem trauma de alta energia que se associam com os altos níveis de seqüelas, acometendo indivíduos jovens e economicamente ativos (FERREIRA et al, 2005 apud COSTA NETO; SILVA; HAMAGUCHI, 2009).
Trauma é um importante problema médico- social e deve ocupar um lugar de destaque no campo da saúde pública, tanto pelas mortes que acarretam quanto pela suas seqüelas. As lesões traumáticas acometendo exclusivamente o sistema músculo- esquelético, mais raramente determinam risco à vida do paciente, mas podem determinar perdas funcionais importantes (COSTA NETO; SILVA; HAMAGUCHI, 2009).
A Fisioterapia Traumato-Ortopedica atua na prevenção e tratamento das doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos.
Trabalha na reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, dentre outras, utilizando recursos objetivando alívio de quadro álgico, eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sangüínea, fortalecimento muscular,