FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NA DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE
ARTIGO DE REVISÃO
FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NA DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE
BREATHING PHYSIOTHERAPY IN MUSCULAR DISTROFIA OF DUCHENNE
Anderson Santana de Morais¹
Jamara de Oliveira Medeiros¹
Tatyane Cavalcante Cordeiro de Sousa²
Endereço para correspondência: tatyanefisio@hotmail.com
1.Fisioterapeutas graduados pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP
2. Fisioterapeuta, Especialista em Acupuntura e Prof. Preceptora do Curso de Fisioterapia das Faculdades
Integradas de Patos (FIP)
2
RESUMO
A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é um distúrbio genético de caráter recessivo ligado ao cromossomo X, produzido por uma mutação do gene que codifica a distrofina e que está localizado no braço curto do cromossomo X, na região Xp21. Acomete indivíduos do gênero masculino e sendo as mulheres portadoras de gen. É uma patologia que causa sérios comprometimentos aos músculos da respiração e ao aparelho locomotor. Um sinal clínico clássico da DMD é a pseudo-hipertrofia de alguns músculos e o sinal de Gower. As complicações respiratórias são a principal causa de óbito em mais de 70% dos pacientes, cerca de 55% a 90% destes, morrem de insuficiência respiratória entre 16 e 19 anos de idade. A fim de melhorar a qualidade e aumentar a expectativa de vida destes pacientes, a fisioterapia utiliza diversos recursos entre eles à ventilação mecânica invasiva ou não invasiva.
Melhorando assim o padrão respiratório e a higiene brônquica, diminuindo os sintomas da dispnéia e evitando a fadiga desta musculatura e aliviando o desconforto respiratório do paciente com distrofia muscular.
PALAVRAS-CHAVES: Distrofia Muscular, Fisioterapia, Ventilação Mecânica
3
ABSTRACT
Muscular Distrofia of Duchenne (DMD) it is a genetic disturbance of linked recessive character to the chromosome X, produced by a mutation of the gene that codifies the distrofina and that it is located in the short arm of the chromosome X, in the area Xp21. It
attack