Fisioterapia Cardiovascular
2. Átrio esquerdo (aurícula esquerda)
3. Veia cava superior
4. Aorta
5. Artéria pulmonar
6. Veia pulmonar
7. Valva mitral (aurículo-ventricular)
8. Valva aórtica
9. Ventrículo esquerdo
10. Ventrículo direito
11. Veia cava inferior
12. Valva tricúspide (aurículo-ventricular)
13. Valva aorta (pulmonar)
As válvulas do corpo permitem que o sangue flua apenas em uma direção. Isso dá suporte aos dois ciclos: o de sangue arterial, que foi oxigenado pelos pulmões e será distribuído pelo corpo quando o coração bombeia, e o sangue venoso, que retorna ao coração desoxigenado e rico em gás carbônico.
O sangue desoxigenado entra no coração pela veia cava superior e veia cava inferior, desaguando no átrio direito. Os músculos dessa câmara se relaxam e o espaço é preenchido com o sangue venoso, sendo então encaminhado controladamente por um orifício ao ventrículo direito. Funcionando como uma bomba, o ventrículo direito impulsiona o sangue aos pulmões.
Uma vez restaurado e novamente rico em oxigênio, o sangue retorna ao lado esquerdo do coração pelas veias pulmonares. Primeiramente chega ao átrio esquerdo, seguindo por um orifício ao ventrículo esquerdo. Sendo a mais potente câmara do coração, ele gera fortes contrações para bombear o sangue para todo o corpo pela porta de saída: a artéria aorta.
Embora seja um dos grandes responsáveis pela distribuição do oxigênio ao corpo, o coração também precisa receber oxigênio para que funcione corretamente. Dessa maneira, sua musculatura é nutrida por uma rede de artérias – as artérias coronárias – que se originam na aorta.
Para bombear sangue adequadamente, o órgão depende de sinais elétricos enviados pelo nodo sinoatrial (o “marca-passo natural”) às células do coração. Como resposta, essas células produzem as contrações necessárias para impulsionar o sangue a todos os tecidos do corpo.
Cirurgia Cardiovascular
Cirurgia cardiovascular é a subespecialidade