Fisiologia
INTRODUÇÃO
Uma glândula é um órgão cuja função é fabricar e excretar algumas substâncias com funções pré-determinadas. Esta substância pode ser excretada dentro do sistema circulatório ou fora dele. A glândula pode ter função endócrina, função exócrina, ou também pode conter os dois tipos de função ao mesmo tempo.
OBJETIVO
O objetivo das glândulas endócrinas é secretar substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea. Já o objetivo das glândulas exócrinas é de produzirem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna. Essas secreções não são despejadas na corrente sanguínea, mas em outros órgãos, ou para o exterior do corpo, através de canais. Além disso, elas não se associam á vasos sanguíneos e apresentam ducto comunicante. Os hormônios são o produtos de secreção destas glândulas. Portanto, as glândulas mistas secretam as substâncias tanto para dentro quanto para fora do corpo.
CONSTITUIÇÃO
A constituição das glândulas se classifica: pelo número de células que possui, podendo ser unicelular (apenas umas célula) ou pluricelular (mais de uma célula); pela forma de sua secreção, podendo ser mucosas (que secretam o muco), serosas (secretam substâncias com grande quantidade de proteína), ou mistas (secreção de muco e de substâncias seroras); pela forma da glândula, dependendo de sua disposição espacial pode ser tubular simples, acinal simples ou túbulo-acinal; e pelo seu mecanismo de secreção, que se classifica em apócrina (porção pequena de pólo apical liberada juntamente com o produto de secreção), merócrina (libera por exocitose, sem nenhum conteúdo citoplasmático próprio), holócrina (a célula amadurece, morre e se torna o produto de secreção.
PATOLOGIA E ASPECTO EMOCIONAL
A secreção dos hormônios tireodianos é regulada à distância pelo Hipotálamo, a mesma região cerebral que é mobilizada desde o início do estresse. O Hipotálamo produz o