FISIOLOGIA
A concentração do íon sódio é muito elevada no líquido extracelular, embora muito diminuta no intracelular. A concentração do íon potássio é muito mais alta no líquido intracelular e muito reduzido no extracelular.
2- Quais as diferenças entre difusão simples, facilitada e transporte ativo?
A difusão simples ocorre sem gasto de energia e no sentido do gradiente de concentração, ou seja, da maior para menor concentração. A difusão facilitada também ocorre sem gasto de energia, mas pode ocorrer no sentido do gradiente de concentração ou não, pois esse tipo de difusão é realizado por proteínas carreadoras existentes na membrana celular; essas proteínas transportam as moléculas para dentro ou fora da célula, de acordo com a necessidade. Transporte ativo é aquele em que ocorre com gasto de energia (ATP), este pode ser dividido em dois tipos: transporte ativo primário e transporte ativo secundário.
3- O que significa transporte ativo secundário e cotransporte de sódio e glicose?
Cotransporte é um mecanismo de transporte ativo através do qual uma substância é transportada contra um gradiente eletroquímico, aproveitando a "carona energética" de outra substância que é transportada a favor de seu gradiente eletroquímico, ambas sendo transportadas no mesmo sentido. O transporte da glicose ocorre contra o seu gradiente de concentração, graças ao transporte simultâneo do sódio a favor do seu gradiente eletroquímico. Por sua vez, o gradiente eletroquímico do sódio é mantido pela Na, K-ATPase (a qual realiza transporte ativo primário), logo, o transporte de glicose é ativo secundário. Proteína transportadora apresenta um sítio receptor para a fixação do íon sódio, voltado para o lado externo da membrana celular, e um sítio receptor para a fixação da glicose, também voltado para o lado externo da membrana. Tanto o sódio quanto a glicose são transportados para dentro da