fisiologia
Cristina Ottoni
São Paulo
2104
FISIOLOGIA
Infarto Agudo do Miocárdio (I.A.M.)
Trabalho para complementação de notas de fim de semestre.
Orientador: Profº. Joaquim
São Paulo
2014
“Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar de opinião, porque não me envergonho de raciocinar e aprender.”
Alexandre Herculano INTRODUÇÃO
Estima-se que hoje no Brasil cerca de 300 mil pessoas tem infarto por ano e 80 mil morrem por ano devido ao infarto agudo do miocárdio (I.A.M.). Essa estimativa revela que a população apresenta o sintoma, porém não procuram um médico especialista para maiores informações e possíveis tratamentos. Neste trabalho iremos abordar as causas, sintomas e possíveis medidas preventivas.
INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO (I.A.M.)
Mais conhecido pelo senso comum como ataque cardíaco, o infarto agudo do miocárdio (I.A.M.) se caracteriza pela ausência ou diminuição da circulação do sangue no coração, isso ocasiona falta de oxigênio e nutrientes para o músculo cardíaco, o miocárdio causando assim lesões muitas vezes irreparáveis que podem ate levar o paciente a óbito conforme intensidade e duração do evento.
O bloqueio ao fluxo de sangue habitualmente se deve à obstrução de uma das artérias coronárias, sobretudo em razão de um processo inflamatório associado à presença de placas de colesterol em suas paredes, a chamada aterosclerose. Na prática, o sangue fica impedido de circular tanto pelo desprendimento de um fragmento dessas placas quanto pela formação de coágulos nas artérias.
Ilustração 1 Fonte: Google Imagens CAUSAS E SINTOMAS
Os sintomas são variados e constantes, exemplos são: dor no tórax, dor no ombro e no braço (mais frequentemente do lado esquerdo) queimação e ardor semelhantes à azia, palpitações prolongadas (arritmia),