Fisiologia
Disciplina de Fisiologia Aplicada
www.sogab.com.br
APOSTILA DE FISIOLOGIA
1. INTRODUÇÃO
Sabemos que o envoltório celular, a chamada membrana plasmática, possui em sua constituição lipídica proteínas diversas, de variados tipos e tamanhos, o que lhe caracteriza uma imagem mosaica. Mas qual a importância destas proteínas? Principalmente, estes elementos participam de transportes, fluxo de nutrientes e íons do meio intra-celular para o meio extra-celular e vice e versa, função de extrema importância tanto para a sobrevivência celular como também para a manutenção da homeostasia do organismo. É através destes pequenos movimentos de íons e substâncias que se realiza todo o funcionamento do nosso corpo, porém, para que haja estes fluxos, se faz necessária grande quantidade de energia. E de onde vem toda essa energia?
Todo o alimento que ingerimos, é convertido através de reações metabólicas em moléculas de energia. Conceitos:
• Metabolismo: Anabolismo + Catabolismo
• Anabolismo: É a ação de incorporar nutrientes para processar substâncias e extrair substratos necessários para a manutenção das funções corporais.
• Catabolismo: Fragmentação enzimática de moléculas grandes, que são reduzidas em moléculas pequenas a fim de serem oxidadas pelas células e posteriormente, eliminadas.
• ATP: é a forma que o organismo encontrou para armazenar energia (trifosfato de adenosina). São
Três fósforos (P) ligados a uma adenosina. A energia é armazenada entre as ligações de fosfato com a adenosina e pode ser liberada independentemente.
O nosso organismo é capaz de gerar energia através de duas vias, via aeróbica (ou oxidativa – com presença de oxigênio) e via anaeróbica (ou glicolítica – sem presença de oxigênio).
A via glicolítica é uma seqüência de 10 reações enzimáticas que quebram uma molécula de glicose em 2 ATPs + ácido pirúvico. Com a presença de oxigênio, o ácido pirúvico presente no citoplasma celular (ou piruvato) entra