fisiologia
1. Diferencie zona de tolerância de zona de resistência em relação as variações do ambiente.
R= Zona de tolerância é onde os seres vivos apresentam uma melhor adaptação proporcionando uma maior estimativa de vida, e zona de resistência é quando os seres vivos conseguem sobreviver naquele local mas reduzindo seu tempo de vida. Essa idéia pode ser aplicada a outras variáveis de importância biológica como tensão de oxigênio, osmolaridade, pH etc.
2. Caracterize os diferentes tipos de musculatura do corpo humano.
R= Os músculos esqueléticos são voluntários e de contração rápida. São eles os músculos comuns geralmente envolvidos na locomoção ou no envolvimento de vísceras, como o bíceps braquial ou o deltóide. Os músculos cardíacos estão na constituição do coração, a bomba propulsora do sistema circulatório humano. Esse tecido tem contração rápida, involuntária e rítmica, possuindo células ramificadas que se associam em discos intercalares proporcionando uma forte adesão celular e comunicação/propagação do impulso elétrico.
O músculo liso está principalmente presente nas vísceras e contrai-se lenta e involuntariamente. São orgãos internos, como o estômago, o intestino, os pulmões e os vasos sanguíneos.
3. Identifique os componentes estruturais da musculatura esquelética.
R=
4. O que é uma unidade motora?
R= Uma unidade motora consiste de um neurônio motor e as fibras musculares por ele inervada.
5. Classifique a contração muscular com base nas suas características funcionais?
R= Um impulso nervoso que se propaga pela membrana das fibras musculares, atingindo o retículo sarcoplasmático (um conjunto de bolsas membranosas citoplasmáticas onde há cálcio armazenado), que libera íons de cálcio no citoplasma. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o cálcio desbloqueia os sítios de ligação de actina, permitindo que se ligue a miosina, iniciando a contração muscular.
6. Cite e diferencie os tipos de fibras musculares.
R= A massa