Fisiologia
Fisiologia.
Alunos: Nathália Figueiredo, Guilherme Martins.
Turma: DINT2M.
Sistema Digestivio. O aparelho digestivo é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter os nutrientes necessários dos alimentos ingeridos às diferentes funções do organismo, como o crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. Composto por vários orgãos, sendo eles: Boca, Glândulas Salivares, Faringe, Esófago, Estômago, Fígado, Vesícula, Biliar, Pâncreas, Duodeno, Intestino Delgado, Ceco, Apêndice, Cólon Ascendente, Cólon Transverso, Colon Descendente, Reto e Ânus.
Exemplos de alguns órgãos e suas funções:
Estômago: Começa o processo de quimificação. O estômago é um órgão em formato de bolsa com o PH à volta de 2 (muito ácido). O estômago pode ficar horas a misturar o bolo alimentar no seu interior com a secreção gástrica (água, muco, ácido clorídrico e enzimas). O bolo alimentar torna-se mais líquido e ácido passando a chamar-se quimo e vai sendo, aos poucos, encaminhado para o duodeno. Esófago: Canal de passagem onde o bolo alimentar é empurrado por meio de contracções musculares (movimentos peristálticos) até ao estômago.
Fígado e Vesícula Biliar: O fígado produz a bílis que dissolve a gordura em partes de pequena dimensão, de forma a facilitar a absorção. Enquanto a Vesícula Biliar armazena a bílis e a leva para o estômago. Duodeno: Dividido em quatro partes com forma de C, é no duodeno que o suco pancreático (neutraliza a acidez do quimo e faz a digestão de proteínas, de hidratos de carbono e de gorduras) e a secreção biliar (emulsificação de gorduras) agem atacando o quimo e o transformando em quilo. Possui as glândulas de Brünner que segregam muco nas paredes do intestino delgado. Intestino grosso: É o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas. Glândulas da mucosa do