Fisiologia
A placa motora é a junção neuro-muscular. Forma uma invaginação na membrana chamada de goteira sináptica (forma de gota). O neurotransmissor excitatório da placa motora é a Acetilcolina (Ach).
Acetilcolina (AHC): Transmissão rápida. Sua liberação é feita da seguinte forma: O P.A chega no botão pré sináptico abrindo os canais de Ca voltagem dependente. O aumento da concentração de Ca do botão sináptico desencadeia reações que empurram as vesículas sinápticas (cheias de ach) para a fenda sináptica liberando a ach. A ach se liga aos receptores nicotínicos na membrana muscular da placa motora. Essa ligação permite a entrada de Na na placa motora, gerando um P.A. O P.A é transmitido a toda fibra muscular através do túbulo T, com isso, há a abertura dos canais de Ca voltagem dependente dos retículos sarcoplasmáticos, com liberação de grande quantidade de Ca para a fibra muscular (contração)
Sistema nervoso Central e Sistema nervoso Autônomo
A função primordial do sistema nervoso é a de processar as informações que chegam, e então, gerar uma resposta apropriada (função integrativa do SNC).
Sistema nervoso autônomo
Parte do sistema nervoso que controla o funcionamento visceral e participa do controle da PA, sudorese, esvaziamento da bexiga, temperatura, corporal, etc. Dividida entre sistema nervoso simpático (SNS) e sistema nervoso parassimpático (SNPS).
1. Sistema nervoso Simpático: *cadeias ganglionares próximas à coluna vertebral;
*Neurônios pré-ganglionares curtos; *Neurônios pós-ganglionares longos; *Neurônios emergem de região tóraco-lombar.
2. Sistema nervoso Parassimpático: *Nervos tem origem crânio-sacral; *Gânglios
Próximos aos órgãos; *Neurônio pré-ganglionar longo; *Neurônio pós-ganglionar curto.
Anatomia fisiológica do Sistema Nervoso Autônomo
Se diferem dos musculares esqueléticos pelos neurônios pré e pós ganglionares;
Todos os neurônios pré-ganglionares são colinérgicos, portanto a ACH