fisiologia
1. Qual o papel da bomba de sódio e potássio o estabelecimento das diferenças das concentrações entre as duas faces da membrana neural?
Papel da bomba de sódio e potássio: Manter o potencial elétrico da célula, esta precisa de uma baixa concentração de íons de sódio e de uma elevada concentração de íons de potássio, dentro da célula.
Fora das células existe uma alta concentração de Sódio e uma baixa concentração de Potássio, pelo que, existe difusão destes componentes através de canais iônicos existentes na membrana celular. Para manter as concentrações ideais dos dois íons, a bomba de Sódio bombeia Sódio para fora da célula e Potássio para dentro dela. Note-se que este transporte é realizado contra os gradientes de concentração destes dois íons, o que ocorre graças à energia liberada com a clivagem de ATP (transporte activo).
Existe uma diferença de potencial elétrico entre o lado de fora e o lado de dentro da membrana neuronal. Definindo-se o zero de potencial no lado de fora da célula, o seu lado de dentro está, em geral, a um potencial entre –50 e –90 mV. Portanto, a face interior da membrana está a um potencial elétrico negativo em relação à face exterior.
Além da diferença de potencial elétrico, também existem diferenças nas concentrações de alguns íons entre os dois lados da membrana neuronal. A concentração do íon de sódio Na+ é pelo menos dez vezes maior do lado de fora de um neurônio do que do lado de dentro; já a concentração do íon de potássio K+ é maior do lado de dentro do que do lado de fora. Um neurônio concentra K+ e expele Na+ Um dos mecanismos que mantém este desequilíbrio é a chamada bomba de sódio-potássio, um complexo de moléculas protéicas grandes que, em troca de energia metabólica (hidrólise de ATP), transporta sódio para fora da célula e potássio para dentro dela (a cada três íons Na+ levados para fora, dois íons K+ são bombeados para dentro). Esta é uma das razões para o alto consumo energético