fisiologia
CENTRO DE CIÊNCIAS E SAÚDE
EDUCAÇÃO FÍSICA
FISIOLOGIA HUMANA
Divisão Eferente: Controle Autonômico e Motor Somático
FORTALEZA
2013
Divisão Eferente: Controle Autonômico e Motor Somático O sistema sensorial é a divisão de sinais de entrada do sistema nervoso periférico e as divisões autônoma e motora somática são as vias de saída do SNP. A comunicação entre as divisões depende principalmente da sinalização química e da interação molecular entre neurotransmissores e seus receptores.
Divisão Autônoma A divisão autônoma (SNA) controla as diversas estruturas viscerais responsáveis pelos processos vitais básicos, como o coração, os vasos sanguíneos, o sistema digestivo, os órgãos sexuais, entre outros e funciona de modo automático. O sistema nervoso autônomo compõe-se em duas divisões, as quais estimulam vários órgãos e glândulas: a divisão simpática e a parassimpática. A divisão simpática é mais ativa e atua quando são necessárias mais energias, isto é, poderá acelerar o ritmo cardíaco, aumentar o nível de glicose no sangue ou inibir a digestão. JÁ divisão parassimpática atua em situações como abaixamento da tensão arterial, diminuição do ritmo cardíaco, em situações inibitórias. Os principais neurotransmissores autonômicos são acetilcolina e noradrenalina. Todos os neurônios pré-ganglionares secretam ACh em receptores colinérgicos nicotínicos. A sinapse entre um neurônio e seu alvo é chamada de junção neuroefetora. A medula suprarrenal secreta adrenalina e é controlada por neurônios pré-ganglionais simpáticos. Os receptores adrenérgicos e os colinérgicos são receptores ligados à proteína G.
Divisão Motora Somática As vias motoras somáticas que controlam os músculos esqueléticos, são diferentes das vias autonômicas tanto anatomicamente quanto funcionalmente. As vias motoras somáticas tem um único neurônio que se origina no SNC e projeta seu axônio até o músculo