Fisiologia
• O GH(3) , conhecido como o hormônio do crescimento, é um hormônio sintetizado e secretado pela glândula hipófise. Estimula o crescimento e a reprodução celular em humanos e animais vertebrados. Seu excesso causa doenças como o gigantismo e acromegalia e sua falta, o nanismo.
• O cortisol (4) é um hormônio esteróide, o chamado "stress vegetativo" é um fator estimulante para sua liberação. A nível renal este hormônio faz aumentar a excreção de água, nitrogênio, uréia e ácido úrico, além de aumentar a secreção de HCl e pepsinogênio no trato gastrointestinal.
O excesso deste hormônio no organismo pode causar a síndrome de cushing (11), onde a síntese de colágeno e a atividade dos osteoblastos são diminuidas, podendo causar estrias e osteporose, respectivamente, aumenta também a circulação de lipídeos circulantes e HCl, o indivíduo pode apresentar distúrbios de comportamento e hipertensão arterial.
Em contra partida, a falta deste hormônio esteróide causa a sindrome de addison (10), na qual o indivíduo é muito magro, não produz HCl nem bicarbonato, dificultando a digestão de alimentos, tem hipoglicemia e hipovolemia.
• A insulina (8) é degradada no fígado, músculos e rins. Alguns hormônios, como o cortisol, hormônios tireoidianos e GH estimulam a sua liberação, o contrário ocorre