Fisiologia Rins
FAM
‘Fisiologia Humana Sistema renal, liquidos corporais e os rins.’
Ana Caroline Domiciano
Professora: Carla Ribeiro
3° semestre de Educação Física – Turma A
Maio – 2015
Americana
1- QUAL A FUNÇÃO DOS GANGLIOS LINFÁTICOS?
Os gânglios linfáticos têm a função de produzir e armazenar as células de defesa do organismo, os chamados anticorpos. Os gânglios linfático são do tamanho aproximado de um grão de feijão e os principais encontram-se no pescoço, axila, região abdominal, virilha, atrás dos joelhos e tornozelos. Todos eles estão interligados através do sistema linfático, responsável por carregar e filtrar a linfa de todo o organismo
2- DESCREVA DETALHADAMENTE QUAL A FUNÇÃO FISIOLOGICA DOS LINFÁTICOS.
O sistema linfático possui a função de drenar o excesso de líquido intersticial (líquido onde as células ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substâncias residuais de seu metabolismo) afim de devolvê-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos no corpo.
Ele também transporta as vitaminas e os lipídeos, absorvidos durante o processo de digestão, até o sangue, para que este, leve os nutrientes para todo o corpo.
Uma outra função do tecido linfático é a realização de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microorganismos na corrente sanguínea através da retenção e destruição destes dentro de seus linfonodos.
Para entendermos o que são os linfonodos, uma forma bem simples é pensarmos neles como filtros, uma vez que a linfa passa por vários deles antes de chegar à corrente sanguínea, e, como já vimos acima, neles ficam retidos os agentes causadores de doenças até sua eliminação. Em suma, o sistema linfático atua na manutenção da saúde de nosso organismo através da remoção de agentes como: bactérias, fungos, vírus (estes penetram na corrente sanguínea), células mortas, glóbulos vermelhos que saíram da corrente sanguínea e metástases
(células sanguíneas que se soltam do tumor)
3- QUAL A IMPORTANCIA