fisiologia renal
Fisiologia Renal - Guyton
Fisiologia Renal - Guyton
Ratings: (0)|Views: 4.047 |Likes: 26
Publicado porCristine Gondim Maia
See more Fisiologia Renal
capítulo 26 do Guyton. O rim desempenha suas funções mais importantes ao filtrar o plasma e removeras substâncias do filtrado em quantidades variáveis, dependendo das necessidades do corpo. O rim depura as substâncias indesejáveis do filtrado ao excretá-los na urina.
As sete funções principais do rim são: excreção de produtos de degradação do metabolismo e de substâncias químicas estranhas; regulação do equilíbrio hidroeletrolítico; regulação da osmolalidade e das concentrações de eletrólitos nos líquidos corporais; regulação do equilíbrio ácido- básico; regulação da pressão arterial; secreção, metabolismo e excreção de hormônios;gliconeogênese.
Os produtos de degradação excretados pelo rim incluem uréia (metabolismo de aminoácidos), creatinina (oriunda da creatina dos músculos), ácido úrico(metabolismo dos ácidos nucléicos), produtos de degradação das hemácias(bilirrubina), metabolismo de diversos hormônios e substâncias ingeridas(pesticidas, aditivos, fármacos).
Para a manutenção da homeostase, a excreção de água e de eletrólitos deveequivaler precisamente o seu aporte. Se uma substância exceder sua eliminação,a quantidade da substância irá aumentar no corpo. Se o aporte for menor que aeliminação, a quantidade no corpo diminuirá.
Na regulação longo prazo da pressão arterial, excretando quantidades variáveisde água e sódio, o rim desempenha papel dominante. Além da regulação a curtoprazo, através da secreção de fatores ou substâncias vasoativas. Rim
renina
angiotensinogênio
angiotensina I
capilares alveolares
angiotensina II
aumento da pressão arterial.
Os rins contribuem para a regulação do equilíbrio ácido-básico através da excreção de ácidos e da regulação das reservas de tampões dos