fisiologia renal
A principal função do sistema renal é auxiliar na homeostase controlando a composição e o volume do sangue. Este controle é realizado removendo ou restaurando quantidades selecionadas de água e solutos.
Ele também pode ser chamado de excretor ou excretório, apesar disso dar a idéia incorreta de que toda a excreção é realizada nesse sistema. O nosso principal produto do metabolismo das células, o CO2 proveniente da quebra da glicose e dos ácidos graxos é excretado pelo sistema respiratório. Assim cabe ao renal a excreção dos metabólitos de proteínas. E o principais orgãos do sistema renal são os rins, estes são responsáveis pelas principais funções do sistema.
Anatomia e Fisiologia dos Rins
Anatomia do Rim
Os rins, em forma de grão de feijão, estão dispostos no espaço retroperitoneal (entre a parede posterior do corpo e o peritônio parietal) na região lombar superior. Estendendo-se aproximadamente de T12 a L3, os rins recebem alguma proteção da parte inferior da caixa torácica. O rim direito é comprimido pelo fígado e está ligeiramente mais abaixo que o esquerdo. O rim adulto possui uma massa de cerca de 150 g, e suas dimensões médias são 12 cm de comprimento, 6 cm de largura e 3 cm de espessura – do tamanho aproximado de uma barra de sabão grande. A superfície lateral é convexa. A superfície medial é côncava e possui uma fenda vertical chamada de hilo renal, localizada em um espaço interno do rim chamado de seio renal. A pelve renal, os vasos sanguíneos e linfáticos e os nervos se juntam no hilo em cada rim e ocupam o seio. No topo de cada rim há uma glândula suprarrenal (ou adrenal) e uma glândula endócrina que não é relacionada funcionalmente com o rim.
Fisiologia do Rim
O ser humano possui 2 rins que trabalham concomitantemente. Cada rim pesa cerca de 250 g e é composto pela pelve e os cálices renais, a medula e o córtex renal. Este último é o local onde são secretados os hormônios produzidos nos rins. O sangue vai