Fisiologia animal
DIGESTÃO
Em um processo nutritivo adequado, o alimento adquirido por um organismo animal consta de grande variedade de nutriente. A digestão é o conjunto das transformações, mecânicas e químicas, que os alimentos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis (Fig.1).
Tipos de Digestão
• Digestão intracelular: ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossômicas. Esse tipo de digestão é encontrado em protozoários e poríferos.
• Digestão extracelular: ocorre totalmente fora das células, em cavidades do organismo (tubo digestivo). A partir de nematóides, seres heterotróficos multicelulares, a digestão é exclusivamente fora das células, podendo ocorrer fora do organismo, digestão extracorporal, como os fungos, ou no interior do organismo, digestão intracorporal, como acontece nos animais.
Aspectos gerais da Digestão
Seres com Digestão intracelular
Nos poríferos, a digestão é exclusivamente intracelular. Nesses animais, o corpo é revestido internamente por células flageladas e características desse grupo, denominadas coanócitos. Essas células capturam e digerem as partículas alimentares presentes na agua que penetra pelos poros do animal e circula pelas cavidades internas.
Seres com Digestão intra e extracelular
Os celenterados e os platelmintos apresentam digestão inicialmente extracelular, que se processa em cavidades digestórias. No caso dos celenterados, a digestão inicia-se no interior de uma cavidade gastrovascular. As partículas parcialmente digeridas ou não digeridas nessa cavidade são então capturadas por células da gastroderme, camada que reveste internamente a cavidade gastrovascular, onde a digestão se completa de forma intracelular.
Os platelmintos, em geral, exibem digestão inicialmente extracelular, processada no interior do