Fisiologia animal
Ao falarmos em Fisiologia, reportamos ao estudo das funções dos seres vivos- isoladamente ou em sistemas.
Aqui abordaremos a integração entre sistemas para a realização da NUTRIÇÃO dos organismos. Portanto, veremos juntos os sistemas digestório, respiratório e circulatório.
Sistema Digestório- formado por boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Orgãos anexos- fígado, pâncreas e vesícula biliar.
A digestão começa na boca com a mastigação e ação da saliva, onde haverá a quebra de parte do açúcar ingerido.
Após, o alimento é conduzido pelo esôfago até chegar ao estômago, onde, com a liberação de suco gástrico, é digerida toda a proteína.
O intestino delgado irá digerir as gorduras e o restante do açúcar,com a ação do suco entérico (produzido pelo fígado), e a bile (produzida pela vesícula biliar). O pâncreas atua na produção de insulina, que irá metabolizar a glicose.
Após esse trabalho, o intestino delgado irá fazer a absorção, através de suas finas paredes, de todos os nutrientes que serão necessários ao organismo. O que não julgar necessário, passará ao intestino grosso para a formação do bolo fecal. Para que este seja formado corretamente e eliminado com facilidade, é necessária a adição das fibras presentes nos alimentos e água. A quantidade de água irá ajudar nos movimentos realizados pelo intestino para a eliminação das fezes.
Neste processo temos também a ação de enzimas (aceleradores de reações), como a pepsina, protease e lípase.
É importante uma alimentação balanceada para que todo o processo de digestão ocorra de forma sincronizada, fornecendo ao organismo os nutrientes necessários. O organismo armazena glicose resultante da quebra dos açucares como reserva de energia.
Sistema respiratório- formado por fossas nasais, laringe, faringe, traquéia, pulmões.
O ar, com oxigênio, entra no organismo através da inspiração, sofre filtração já nas fossas nasais (pelos que “seguram”