Fisio
CONCEITO
Doença degenerativa e progressiva que destrói a substância negra do gânglio basal, a nível de córtex cerebral, resultando na disfunção dos padrões de movimento.
A substância negra ou substância nigra é uma porção heterogênea do mesencéfalo responsável pela produção de dopamina no cérebro.
A dopamina é um importante neurotransmissor no cérebro, produzido por um grupo de células nervosas, chamadas de Neurónios Pré-Sinapticos, que atuam no cérebro promovendo, entre outros efeitos, a sensação de prazer e a sensação de motivação.
INCIDENCIA Pessoas acima de 60 anos; Ambos os sexos.
ETIOLOGIA
A etiologia é multi fatorial. Não existe causa específica. Origem Neuroquímica: Devido à degeneração da substância negra; Há a diminuição da dopamina que produz a manifetação dos sinais: - Bradicinesias (dificuldade de iniciar o movimento); - Tremor(está relacionado com o baixo índice de serotonina); - Rigidez.
VARIEDADES DE PAKINSON
Idiopático
Mais comum; Apresenta sintomas oriundos do córtex cerebral: bradicinesia, tremor e rigidez.
Infeccioso
Provenientes de doenças infecciosas (encefalite viral)
MANIFESTÇÕES CLÍNICAS
- Aparecem à medida que a doença progride;
- Inicia unilateral, tornando-se porém bilaterais com a progressão da doença.
Rigidez
Aumento da resistência que os músculos oferecem quando um segmento do corpo é deslocado passivamente.
Rigidez
Quando um músculo é ativado para realizar um movimento, o seu antagonista é inibido para facilitar esse movimento. Na DP essa inibição do músculo antagonista não é feito de forma eficaz, em conseqüência os músculos tornam-se mais tensos e contraídos e o paciente sente-se rígido e com pouca mobilidade.
TREMOR
-Presente no repouso e desaparece ou diminui com o movimento. - Situações de estresse emocional ou sensação de ser observado aumentam visivelmente a intensidade do tremor. - Durante o estado de relaxamento ou durante o sono, o tremor desaparece por completo.