fisica mecanica relatorio
Gilberto Spilma
Faculdade de Ciência Exatas e de Tecnologia – Universidade Tuiuti do Paraná
Campus Prof Sydnei Lima Santos (Barigüi) – Curitiba – PR – Brasil email: spilmagilberto@gmail.com
palavras chave: movimento parabólico, conservação de energia,
INTRODUÇÃO
A experiência realizada no laboratório de física teve como objetivo mostrar como se comporta 4 esferas de massas e volume diferente em queda parabólica, pois como foi medido o deslocamento desse corpo e a altura inicial de sua queda, podemos concluir o seu tempo de queda e sua velocidade será calculada usando dois métodos diferente, o da cinemática, e da conservação de energia. Se um corpo é lançado horizontalmente de uma altura, ele realiza dois movimento simultaneamente um na horizontal e outra na vertical.
Para afim de nosso estudo vamos analisar o eixo x, pois o experimento realizado refere se ao alcance da esfera.O eixo x é um movimento uniforme de velocidade constante. A velocidade inicial é a mesma velocidade final, variando apenas o alcance e o tempo, como mostra a fórmula abaixo:
V = S / T; sendo:
V = velocidade em metros por segundos.
S = espaço em metros t = tempo em segundos
Outro conceito da física a ser analisado no experimento é o teoria de energia mecânica que diz:
“a energia total de um sistema pode variar apenas através de quantidade de energia que são transferidas para o sistema ou retiradas dele”
PROCEDIMENTO
EXPERIMENTAL
Esferas metálicas de tamanho e peso diferente foram jogadas do alto de uma plataforma, a fim de ser comparados os seus valores de velocidade e distancia que chega ao solo como mostra a figura abaixo:
apartir disso foi lançada 5 vezes cada esfera. A esfera de número 1 foi a de menor tamanho e massa, e a número dois a segunda menor em relação a massa e tamanho, assim foi a ordem até a esfera numero 5 a de maior tamanho e maior massa. A média de distancia dos lançamentos foi feito ao analisar cada