Fisica III
Palavras-chave: Experimentos com utilização de Gerador de Van Graff
1. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Neste relatório serão apresentados: 1º Experimentos de descarga de gases sob pressão atmosférica, utilizando eletrodos catódicos e anódicos conhecendo os fatores que influenciam na condutividade de um gás. 2º A ionização das moléculas de ar submetidas à ação de um campo elétrico podendo ser observado o sopro elétrico. 3º As configurações das linhas de força entre eletrodos submersos, observando o sentido da carga elétrica. 4º Estudo do poder das pontas através do experimento do torniquete elétrico. 5º O funcionamento do para-raios comprovando através do gerador de Van Graaff.
2.1 DESCRIÇÃO DOS EXPERIMENTOS
Nesta atividade, duas esferas metálicas imersas no ar atmosférico, serão submetidas a uma diferença de potencial na ordem de 240.000 volts. Estas esferas, denominadas eletrodos, serão conectadas ao gerador eletrostático e afastadas entre si de uma distância “d”.
O eletrodo cátodo e o eletrodo ânodo A cabeça esférica do gerador funcionará como um eletrodo denominado cátodo (eletrodo negativo), sua base inferior (sem ligação terra) é o eletrodo denominado ânodo (eletrodo positivo).
Fatores que influenciam na condutividade de um gás. Fig. 1 – Gerador Van Der Graaf
• Diminuindo a pressão, a condutividade elétrica do gás aumenta.
• A condutividade de um mesmo gás depende da pressão a que está submetido para se enquadrar como condutor ou isolante.
• Para uma pressão fixa, diminuindo a distância entre os eletrodos, a capacidade do gás se tornar condutor aumenta.
• Sob a mesma pressão, a condutividade de um mesmo gás depende da distância entre os eletrodos nele imersos para se enquadrar como