FISICA III
A DILATAÇÃO TÉRMICA TEM SUMA IMPORTÂNCIA EM NOSSO COTIDIANO, POIS ESTÁ PRESENTE EM CONSTRUÇÕES, MÁQUINARIOS INDUSTRIAIS E MUITAS OUTRAS COISAS.COM O EXPERIMENTO REALIZADO SOBRE A DILATAÇÃO LINEAR DO ALUMÍNIO, OBSERVAMOS NA PRÁTICA COMO ESSA DILATAÇÃO ACONTECE. PODEMOS ASSIM DETERMINAR SEU COEFICIENTE DE DILATAÇÃO TÉRMICA E COMPARAR COM O VALOR TEÓRICO.
INTRODUÇÃO
Quando os corpos são submetidos a uma variação de temperatura eles dilatam, ou seja, eles sofrem aumento ou diminuição nas suas dimensões.
Vale deixar bem claro que essa variação é bem pequena, e que muitas vezes ela não é perceptível a olho nu, necessitando assim de equipamentos, com o microscópio, para poder visualizar.
Os corpos dilatam quando sofrem aumento na sua temperatura. Sabe-se que quando ocorre a variação da temperatura do corpo os átomos que o constituem se agitam mais, com isso a distância média entre eles é aumentada, assim sendo, o corpo ganha novas dimensões, ou seja, ele se dilata.
De uma forma geral todos os corpos dilatam após serem aquecidos e se contraem após terem sua temperatura reduzida. A dilatação linear é aquela que ocorre variação em apenas uma dimensão, ou seja, o comprimento do material. Assim, quando uma barra de metal de comprimento Li à temperatura ti, é aquecida até uma determinada temperatura tf. O que se percebe é que a barra, após o aquecimento, não tem mais o mesmo comprimento, ou seja, ela sofreu uma variação na sua dimensão, no seu comprimento, ela dilatou.
No ramo da construção civil é de suma importância saber a magnitude da dilatação dos materiais utilizados, por exemplo, pontes sustentadas por cabos de aço, neste tipo de obra a intensidade da dilatação dos cabos pode afetar a estrutura da mesma, causando até mesmo o seu desabamento. Os trilhos de trem são projetados embasados no valor do coeficiente de dilação do metal utilizado, por isso sempre há um pequeno espaço entre eles, evitando assim o