Fisica experimental
Aula Instrumental II: Movimento de Rotação
Aluno: Jose Alexandre Martins Camelo Façanha
Curso:Engenharia Civil
Professor: Paulo William
Matrícula:1210606
Introdução
O movimento de rotação é bastante comum no nosso mundo físico. Hoje sabemos que o nosso mundo - a Terra - está em rotação em torno de um eixo imaginário no espaço. A conseqüência disso é uma sucessão de dias intercalados com noites.
A Terra, portanto, ilustra bem o exemplo de rotação em torno de um eixo. O pião é outro exemplo de objeto que executa movimento de rotação. No entanto, o seu movimento pode ser bem mais complexo do que a simples rotação em torno de um eixo.
As portas das casas são fixadas aos batentes utilizando-se de duas ou três dobradiças. O efeito das dobradiças é o de permitir o movimento de rotação da porta em torno do batente da porta. Para fazermos uma porta girar devemos aplicar uma força sobre a porta. Certamente, você já notou que é mais fácil abrir a porta empurrando-a cada vez mais longe das dobradiças.
O que caracteriza o movimento em geral é a variação do vetor de posição. Dizemos assim que houve movimento se o vetor de posição r passou para outro vetor de posição r', isto é,
Nós dizemos que o movimento é de rotação pura se a direção e o sentido do vetor posição mudam, ou seja, se apenas o módulo do vetor permanece constante. Portanto, numa rotação pura:
As Variáveis do Movimento de Rotação: 1) Posição Angular S=θxR 2) Deslocamento Angular
∆θ =θ1 –θ2 3) Velocidade Angular w=∆θ/∆t 4) Aceleração Angular α=∆w/∆t 5) Torque
O torque () de uma força (F) é definido como o produto vetorial entre a posição onde aplicamos a força.
6) Momento de Inercia
onde xi é a distância da partícula de massa mi ao eixo de rotação
Índice
Introdução..............................................................................1
Desenvolvimento...................................................................3