fisica - eletricidade
Eletrcidade
Eletricidade é o fenômeno físico associado a cargas elétricas estáticas ou em movimento. Seus efeitos se observam em diversos acontecimentos naturais, como nos relâmpagos, que são faíscas elétricas de grande magnitude geradas a partir de nuvens carregadas. Modernamente, confirmou-se que a energia elétrica permite explicar grande quantidade de fenômenos físicos e químicos.
Uma das principais fontes de energia da civilização contemporânea é a energia elétrica. O princípio físico em função do qual uma das partículas atômicas, o elétron, apresenta uma carga que, por convenção, se considera de sinal negativo constitui o fundamento dessa forma de energia, que tem uma infinidade de aplicações na vida moderna.
A constituição elétrica da matéria se fundamenta numa estrutura atômica em que cada átomo é composto por uma série de partículas, cada uma com determinada carga elétrica. Por isso se define carga elétrica como propriedade característica das partículas que constituem as substâncias e que se manifesta pela presença de forças. A carga elétrica apresenta-se somente em duas variedades, convencionalmente denominadas positiva e negativa.
Acumuladores de Chumbo
Bateria de chumbo
Um acumulador é constituído por dois eletrodos, envolvidos por um eletrólito, que sofrem, no momento da carga, reações de oxirredução, propiciando a um a capitação e ao outro a liberação de elétrons, dando-se, na eletrólise, a transferência de carga. No momento descarga (produção de corrente contínua), os eletrodos voltam ao seu estado inicial. Um acumulador compreende geralmente vários pares de eletrodos (placas) montados em série no interior de uma cuba de plástico. Distinguem-se vários tipos de acumuladores e um deles é o acumulador de chumbo ou bateria.
Inventado por G. Planté em 1859 e largamente utilizados, são constituídos de placas de chumbo (Pb) e de óxido de chumbo (Pb “22”), imersas em uma solução de ácido sulfúrico. A força eletromatriz (F.E.M) dos