fisica - calor
Plano de Ensino – 1º Bimestre – 2014
Disciplina: Física
Competência :
Compreender enunciados que envolvam códigos e símbolos físicos.
Utilizar e compreender tabelas, gráficos e relações matemáticas gráficas para a expressão do saber físico. Ser capaz de discriminar e traduzir as linguagens matemática e discursiva entre si.
Expressar-se corretamente utilizando a linguagem física adequada e elementos de sua representação simbólica. Apresentar de forma clara e objetiva o conhecimento apreendido, através de tal linguagem.
Desenvolver a capacidade de investigação física. Classificar, organizar, sistematizar.
Identificar regularidades. Observar, estimar ordens de grandeza, compreender o conceito de medir, fazer hipóteses, testar.
Conhecer e utilizar conceitos físicos. Relacionar grandezas, quantificar, identificar parâmetros relevantes. Compreender e utilizar leis e teorias físicas.
Justificativa:
A Física é uma disciplina pura e aplicada, na qual está presente em nosso cotidiano, ou seja, faz parte de nossa vida, de forma clara, transparente, evidente mostrando sua face equacional e dedutiva. A Física pode ser mostrada de duas formas, o que chamamos de Física Teórica (explicação dos fenômenos através de algoritmos matemáticos, tabelas e gráficos) e a Física Experimental (explicação do fenômeno físico através da parte prática). A Física deve contribuir para a formação de sua cultura científica efetiva que permita ao individuo a interpretação de fatos, fenômenos e processos naturais, que possam ser elaborados através de modelos, onde estes podem ser construídos a partir da necessidade explicativa de evidencias, em relação direta com os fenômenos macroscópicos que se quer explicar.
Conteúdo Geral:
Fenomenologia: calor, temperatura e fontes;
Troca de calor e propriedade térmicas da matéria;
Aquecimento e clima.
Conteúdo Específico:
Fenômenos, fontes e sistemas que envolvem a troca