FISICA AUDIÇAO E OS HUMANOS
Laura Rita Ruia ( laurarui@cpovo.net)
Maria Helena Steffanib (helena.steffani@ufrgs.br) a b
Mestrado Profissional em Ensino de Física IF - UFRGS
Departamento de Física - IF-UFRGS e Planetário/PROREXT - UFRGS
RESUMO
A produção, a propagação e a percepção do som envolvem conceitos físicos, biológicos, artísticos e psíquicos que perpassam todas as áreas do conhecimento humano. Talvez por isso o som seja um tema naturalmente fascinante para ser estudado em sala de aula, pois facilmente permite a inclusão dos saberes e habilidades dos alunos, muitos dos quais tocam algum instrumento musical.
Durante a aplicação de um projeto de Mestrado Profissional em Ensino de
Física, realizado no Instituto de Física da UFRGS em 2006, observamos que o estudo do processo da audição humana abrangia grande número de fenômenos físicos. Assim, concluímos que a produção de um painel que explorasse conceitos físicos através do processo de audição humana, poderia ser um recurso didático facilmente utilizado, na 8ª série do ensino fundamental e no ensino médio, por professores de Física e de outras disciplinas, como Biologia e Música.
O painel A Física na Audição Humana apresenta as três partes do ouvido humano (ouvidos externo, médio e interno) descreve ndo detalhadamente suas funções através de vários conceitos físicos mecânicos, hidrodinâmicos, ondulatórios e elétricos.
Os conceitos físicos apresentam-se de forma indissociada de conceitos de outras áreas como Biologia e Química, permitindo assim, através da aplicação de conceitos multidisciplinares, a compreensão do funcionamento do próprio corpo humano e favorecendo uma aprendizagem significativa para os estudantes.
O conteúdo do painel excede, em muito, o que é apresentado nos livros de
Física e Biologia para a educação básica e também vem sendo utilizado como um recurso didático na formação continuada de professores em exercício.
INTRODUÇÃO
A música faz parte do dia-a-dia