Fisica 2
Física 2 Laboratório
Título da Experiência: Lei de Ohm
Nome dos componentes
transforma em calor (efeito Joule). Esses aparelhos são constituídos de filamentos metálicos chamados de resistores. Neles se observa a transformação de energia elétrica em energia térmica.
Um circuito é dito de corrente contínua quando o valor da corrente elétrica, que percorre o circuito, permanece constante com o passar do tempo. Isso significa que a fonte de alimentação CC mantém sempre a mesma polaridade, de forma que a corrente no circuito tenha sempre o mesmo sentido.
Um circuito é dito de corrente alternada quando o valor da corrente elétrica que percorre o circuito varia senoidalmente com o passar do tempo. Nesse caso, a tensão muda de polaridade em períodos bem definidos, de forma que a corrente no circuito circula ora num sentido, ora no outro.
Nos condutores metálicos, a corrente elétrica é formada por cargas negativas (elétrons) que se deslocam do potencial menor para o maior. Assim, para evitar o uso freqüente de valores negativos para corrente, utiliza-se um sentido convencional para ela, isto é, considera-se que a corrente elétrica num condutor metálico seja formada por cargas positivas, indo, porém, do potencial maior para o menor.
A corrente elétrica pode causar diversos efeitos e perturbações no corpo humano, principalmente quando ela atravessa o coração ou o tórax.
Material experimental
• Um protoboard;
• Resistores;
• Fios e Conexões;
• Um multímetro;
• Uma fonte de tensão;
[pic]
Figura 1 – Multímetro
Descrição da Experiência
1. Monte o circuito abaixo e encontre a tensão e a corrente sobre o resistor R. [pic]
2. Monte o gráfico da tensão pela corrente.
3. Encontre a resistência de R utilizando o gráfico da tensão pela corrente.
4. Podemos considerar esse resistor como ôhmico? Justifique.
Dados