Fis experimental 2
Estudando o conceito de momento de inércia
Marcela Moreira
Eng. Civil / 1310405-X
Introdução
Existe uma grandeza física associada à inércia de rotação. Ela é denominada momento de inércia. Assim como um corpo massivo apresenta sua tendência de permanecer em seu estado inicial de movimento com uma velocidade constante, que inclusive pode ser zero, no caso em que o somatório das forças atuantes é nulo, também existe uma resistência à mudança no movimento rotacional. Esta resistência à mudança em sua velocidade angular é conhecida como momento de inércia do respectivo corpo.
Analisando quantitativamente o momento de inércia, que simbolizaremos por I, podemos chegar facilmente a uma expressão: I = m.R².
Conclusão
Analisamos que quanto mais o centro de peso estiver afastado, maior será seu movimento de inércia, sendo assim mais difícil será feita sua rotação. Percebemos experimentalmente isso, utilizando a banqueta giratória. Como também nela, constatamos a segunda lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica) fazendo sua rotação com halteres. Porque aproximando os braços do eixo de rotação, a nova distribuição da massa do sistema, mais próxima do eixo de rotação, faz diminuir o momento de inércia em relação ao seu valor inicial. Observamos também a conservação do momento angular de um corpo rígido que gira em torno de um eixo fixo, podendo ser calculado através do seu momento de inércia J e sua velocidade angular W, da forma a seguir: L=Jw.
Fonte de Pesquisa www.infoescola.com www.brasilescola.com
pt.wikipedia.org