Firewall iptables
Firewall – IPTABLES Fernando Resende Coelho frcoelho@popmg.rnp.br Sumário
Conceitos Diagrama de fluxo Sintaxe Passo a passo Referências
I Workshop do POPMG
Firewall IPTABLES
O que é um Firewall?
Um firewall é uma barreira inteligente entre duas redes, através do qual só passa tráfego autorizado. Este tráfego é examinado pelo firewall em tempo real e a seleção é feita de acordo com a política de segurança estabelecida.
I Workshop do POPMG
Firewall IPTABLES
Stateful Firewall
Sempre que um pacote chega ao firewall, este inspeciona a sua lista de conexões e faz state matching conforme a lista de políticas.
I Workshop do POPMG
Firewall IPTABLES
Iptables
É composto por 3 tabelas: filter tabela de filtros de pacotes. NAT (network address translation) Conexão de várias máquinas com endereço falso á internet através de poucos endereços IP´ s válidos.
mangle altera o conteúdo dos pacotes.
I Workshop do POPMG Firewall IPTABLES
Iptables – Filter Table
Quando um pacote chega a uma table é verificado se alguma regra se aplica a ele. Caso não haja, é aplicada a política defaut. Constituído por 3 chains:
INPUT – Pacote destinado a maquina de firewall. OUTPUT – Pacote originado da maquina de firewall. FORWARD – Pacote com destino e origem separados pela maquina de firewall.
I Workshop do POPMG
Firewall IPTABLES
Política Default
Política default do firewall consiste na regra que será utilizada caso algum pacote não se encaixe em nenhuma das regras estabelecidas. É altamente recomendado que a política default seja DROP, ou seja, tudo o que não for expressamente permitido será descartado (proibido).
I Workshop do POPMG
Firewall IPTABLES
Iptables – Filter Table
Diagrama de Fluxo Pacote entra num interface de rede se o pacote é para a maquina é enviado para o chain INPUT; se o destino não é esta maquina e o serviço de routing está