Finanças pessoais
DE
FINANÇAS PESSOAIS
E
MERCADO FINANCEIRO
DATA: 19/11/2010
PROF. CRESO ROCHA JUNIOR
1 . Introdução
1.1 Objetivo do curso
O objetivo deste conjunto de aulas é ensinar sobre finanças pessoais e motivar os participantes a administrar melhor seus recursos através do planejamento financiero, controle de um orçamento e ao final disso, aplicações no mercado financeiro.
Numa tentativa de alcançar o público em geral, este curso é amplo em praticidade e teoria. Foi criado com o objetivo de ser direto e simples, desafiador, mas recompensador.
1.2 Como aproveitar ao máximo este curso
O domínio dos princípios de finanças pessoais pode ser difícil e requer tempo e sacrifício. Princípios financeiros são aprendidos, aplicados, e dominados no decorrer da vida. Estudantes ativos, ou seja, aqueles que estudam a lição antes e depois da aula, e participam nos debates da aula, encorajando o debate e fazendo perguntas, serão os que terão maior sucesso.
Para iniciar o curso, vamos refletir um pouco sobre o comportamento humano...
O ser humano, ao gastar seu dinheiro, sempre o faz com alguma finalidade específica.
Assim, quando vai ao supermercado para comprar carne e arroz, por exemplo, estará gastando seu dinheiro com a finalidade específica de atender às suas necessidades básicas de alimentação.
Mas não é tão simples. Além da satisfação das nossas necessidades, somos movidos também por desejos, às vezes incontroláveis. É assim quando compramos por impulso, quando cedemos à pressão da propaganda ou de familiares, entre outras causas.
À vista disso, responda às questões a seguir.
1. Quais são os assuntos relacionados ao dinheiro que você mais gostaria de entender?
2. Você pode explicar a diferença entre um DESEJO e uma NECESSIDADE? Poderia dar um exemplo de cada um?
3. Para que você usa o seu dinheiro?
4. Você se considera um bom administrador (a) do seu dinheiro e finanças pessoais?
5. No futuro, em que você