Finanças corporativas
1.INTRODUÇÃO
2.ETICA NOS NEGOCIOS
2.1 A Etica nas negociações vale a pena
1 – INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem com o proposito de apresentar á Etica em um processo de Negociação, ou seja, conhecer e entender como se comportar com etica para ter um bom desenvolvimento , crescimento e a maturação do negocio. Muito se fala de ética mas pouco se tem feito para tornarem mais éticas as negociações conduzidas pelas empresas que garantem a ética como seu principal valor. Quando os valores e costumes estabelecidos numa determinada sociedade são bem aceitos, não há muita necessidade de reflexão sobre eles. Mas, quando surgem questionamentos sobre a validade de certos costumes ou valores consolidados pela prática, surge a necessidade de fundamentá-los teoricamente, ou, para os que discordam deles, criticá-los.
“ Os homens não só agem moralmente (isto é enfrentam determinados problemas nas suas relações mútuas, tomam decisões e realizam certos atos para resolvê-los e, ao mesmo tempo, julgam ou avaliam de uma ou de outra maneira estas decisões e estes atos), mas também refletem sobre esse comportamento prático e o tomam como objeto da sua reflexão e de seu pensamento. Dá-se assim a passagem do plano da prática moral para o da teoria moral; ou, em outras palavras, da moral efetiva, vivida, para a moral reflexa. Quando se verifica esta passagem, que coincide com os inícios do pensamento filosófico, já estamos propriamente na esfera dos problemas teóricos-morais ou éticos” . Adolfo Sánchez VASQUEZ (1995, p. 15)
2. ÉTICA NOS NÉGOCIOS
Definido como estudo da forma pelas quais normas morais e pessoais se aplicam às atividades que uma empresa desenvolve e também quanto aos seus objetivos a serem alcançados.
De acordo com Nash (1993), os executivos têm basicamente dois tipos de preocupação no que se refere à ética. A primeira ele