Finanças Corporativas
Curso: MBA Executivo Gestão Empresarial
Disciplina: Finanças Corporativas
Professor/Tutor: José Carlos Reston e Alex Del Giglio
Atividade: Avaliação 1
EFICIÊNCIA SOBRE O MERCADO DE CAPITAIS NO BRASIL
Os mercados de capitais são ferramenta importante para desenvolvimento econômico de um país, pois alocam valores que seriam destinados à poupança, para recursos de investimentos, demonstrando sinais importantes à formação dos preços dos títulos, que refletirão as informações existentes no sistema econômico a qualquer tempo.
Mercados de capitais com informações eficientes proporcionam a redução de gastos na análise destas. Assim, os investidores são estimulados a participarem deste mercado, já que não há necessidade de análise das informações geradas, uma vez que estas estarão refletidas diretamente nos preços títulos.
BREALEY e MYERS (1995) definem mercados eficientes como aqueles em que os participantes formam expectativas em relação aos preços, baseados em toda a informação disponível sobre eventos que possam influenciar os preços do ativo negociado. O preço da ação é um indicador da avaliação que o mercado faz do produto e deve refletir as informações disponíveis sobre o mercado em determinado momento.
Quanto à Hipótese de Eficiência de Mercado (HEM), CERETTA (2001) diz que a mesma constitui uma teoria de equilíbrio aplicada ao mercado de ações. Assim, uma vantagem comparativa para algum investidor só é possível pela posse de níveis de informação diferenciados, que não estejam completamente incorporados nos preços dos ativos. De acordo com a HEM, não há a possibilidade de se obter lucros anormais em mercados eficientes.
Entretanto, a Hipótese de Eficiência de Mercado traz em seus conceitos, aspectos que são bastante criticados por autores como HAUGEN (1995), que, segundo ele, os preços de mercado se alteram vagarosamente, já que os investidores reagem às mudanças de