finacias
Mercado Financeiro e de Capitais
Mercado Financeiro e de Capitais
Trabalho disciplinar apresentado com objetivo de obtenção de nota parcial, do curso de Administração na disciplina de Finanças Corporativas.
Conceito de Mercado Financeiro e de Capitais
Sistema Financeiro pode ser conceituado como “um conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilitam a transferência de recursos dos ofertadores últimos para os tomadores últimos e criam condições para que os títulos tenham liquidez no mercado” (Oliveira, 1985). A evolução do sistema financeiro é essencial para a evolução da própria economia e desenvolvimento de uma nação, pois permite a otimização da produção ao antecipar a captação de recursos para aqueles que tencionem investir além de sua renda. A evolução do sistema financeiro leva à percepção do chamado Mercado Financeiro organizado.
O Mercado Financeiro é o ambiente em que pessoas físicas ou jurídicas tomam e emprestam divisas de acordo com suas necessidades e possibilidades. Essa negociação, via de regra, é intermediada por instituições financeiras classificadas em bancárias (monetárias) e não bancárias (não monetárias).
As instituições bancárias são aquelas que podem criar moeda ou meios de pagamentos. As instituições bancárias por excelência nos países de economia de capital desenvolvida são seus Bancos Centrais, que emite papel-moeda e regula depósitos compulsórios, e, mais próximo dos tomadores de empréstimos, os Bancos Comerciais, instituições autorizadas, entre outros, a receber depósitos à vista e realizar empréstimos de moeda escritural (Oliveira, 1985).
As instituições não-bancárias, por seu turno, são aquelas que não podem emitir papel-moeda ou criar moedas-escriturais (Oliveira, 1985). Em suma, não podem criar moeda ou meios de pagamento. Seu papel, no