Filósofos Naturalistas
Os primeiros passos da filosofia começam no século VI a.C., e floresce fora da Grécia propriamente dita, nas prósperas colónias gregas da Ásia Menor, do Egeu (Jónia) e da Itália meridional, da Sicília, favorecido pelas liberdades democráticas e pelo bem-estar económico. A preocupação central dos filósofos deste período refere-se aos problemas cosmológicos, nos quais a tónica que unifica esse pensamento é estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito.
1. Os filósofos Naturalistas e Natureza como objecto de investigaçãoOs primeiros filósofos são chamados de filósofos pré-socráticos por ter antecedido Sócrates; são também chamados filósofos naturalistas por buscar explicar o ser a partir da natureza (cosmos). Ao preocupar-se com a questão da cosmologia, queriam responder à pergunta: “De que é feito o mundo?”
Os filósofos pré-socráticos são:
a) Tales de Mileto (Séc. VI a.C.)
Foi o primeiro filósofo grego, e é conhecido por ter tentado responder à pergunta “de que é feito o mundo?” Ele chegou a conclusão de que o mundo era feito de um único elemento: a água. Afinal, todas as coisas precisam de água para viver, é a chuva que faz as plantas brotarem da terra e toda porção de terra termina na água.
b) Anaximandro de Mileto (610 a.C.-546 a.C.)
Discípulo de Tales. Segundo ele, se a Terra fosse sustentada pela água, esta,