Filtração a vacuo
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
UNIDADE UBÁ – MG
Relatório Da Prática de Laboratório
Técnica Geral de Laboratório
Jhennyffer Delázari
Junio Ferreira
Giovane Schiavon
Maykel Amaral
Ronan Gonçalves
TGL (Técnica Geral de Laboratório)
Licenciatura em Química
UBÁ – MINAS GERAIS – BRASIL
2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
UNIDADE UBÁ – MG
Pesagem: Reação de Precipitação
Jhennyffer Delázari
Junio Ferreira
Giovane Schiavon
Maykel Amaral
Ronan Gonçalves
Professora Tatiane Teixeira Tavares
Trabalho apresentado à Universidade do Estado de Minas Gerais como requisito básico da disciplina TGL (Técnica Geral de Laboratório) do Curso de Licenciatura em Química.
UBÁ – MINAS GERAIS – BRASIL
2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
A quantidade de um produto formado está relacionada comas as quantidades de reagentes consumidos. Sendo assim, a relação estequiométrica (número de mols) entre os produtos e reagentes permite calcular a massa de produto a ser obtida a partir de massas conhecidas dos reagentes. No entanto, essa massa é um valor teórico uma vez que perdas ocorrer durante o experimento além do fato dos reagentes usados não serem totalmente puros.
A Relação entre a quantidade de substância obtida experimentalmente e a quantidade calculada, multiplicada por cem, nos fornece o rendimento percentual da reação. Quanto mais próximo de cem for o rendimento maior é a eficiência da reação.
Para Trabalhos em laboratórios ou industrias, é importante conhecer as quantidades dos reagentes que são necessários para produzir determinadas quantidades de produto.
Calculo estequiométrico é o cálculo das quantidades das substâncias envolvidas numa reação química, ou seja. Aplicar as leis das combinações químicas às reações.
Os cálculos estequiométricos, em princípio, são de dois tipos:
- dada uma determinada