Filozofia
Desde a antiguidade o acesso a educação na escola passa por dificuldades em nosso país; A escola começou a se institucionalizar na Idade moderna, pressionada pelo sistema econômico e social do Feudalismo para o capitalismo burguês, onde houve também a atuação das igrejas.
Devemos considerar que a escola no Brasil é um espaço de formação de pessoas, e conhecimentos para o desenvolvimento do país, pois a educação é fundamental em nossas vidas, no formar de uma sociedade à desenvolver seus valores e ter ética, porém ela vem de berço e caminha para escola.
Podemos afirmar também que a educação no Brasil caminha atrelada com a política, pois não é uma educação neutra. (Aranha)
Na formação do educador, o contrato dos profissionais da educação é muito importante para a discussão de problemas do cotidiano e também para melhor reivindicação na qualidade do ensino e por salários mais justos.
A educação brasileira envolve o aspecto social, econômico e político;
Por isso que escolas, docentes e professores, etc, devem ser capazes de terem um posicionamento, comprometido com a realidade e com o mundo que envolve nossas crianças, lutando contra a submissão política as inclusões injustas e o preconceito.
Por volta do séc.XVIII no Brasil, houve o descaso pelo preparo do mestre, sem muita importância em uma sociedade que não valorizava a educação, pois contratavam profissionais sem formação; Mas a melhoria no ensino começou a acontecer no séc.XIX, o aprendizado modernizado.
No séc.XX surgiram os professores diplomados, cursos de magistério, universidades mais adequadas para o profissional da educação.
Para uma legislação eficaz e a educação não ter como suporte somente uma teoria pedagógica; cujo vigor possa superar a compreensão na pratica de experiência do fenômeno educativo e apoiando a teoria as soluções dos problemas surgirão.
O professor e educador Dermeval Saviani, analisou em importante trabalho, o caráter precário da Lei de