Filosofiasartre

491 palavras 2 páginas
Rio de janeiro, 26 de maio de 2015.

Trabalho de Filosofia – “Resumo de O Existencialismo é um
Humanismo” de Sartre.
Professora Maria Paulina
Aluna Camilly Andrade

Podemos observar no texto tópicos imprescindíveis a serem tratados, são eles; a tese central abordada por Sartre, a liberdade e o otimismo do existencialismo e suas principais consequências para o homem e por último a existência ou não existência de
Deus, o que difere o existencialismo de Sartre de outros considerados ateístas.
A tese central do existencialismo de Sartre apresentada no texto advém da frase “a existência precede a essência”, ou seja, o ser humano nasce “vazio” e sua essência é adquirida com o decorrer da vida. Podemos dizer que o ser humano nasce sem alma e que essa é adquirida com o tempo. Nossa essência, ou personalidade são moldadas com as relações na sociedade, com as influências externas. Se não existe “natureza humana”, o natural seria o nada, o existencialismo é um humanismo. Pois os poderes de agir e ser estão concentrados no ser humano e suas escolhas.
Isso nos leva a observar a liberdade atrelada ao existencialismo, nosso segundo tópico.
Se o ser humano é capaz de moldar sua essência, logo ele é livre para ser o que
“desejar”, suas características são mutáveis. Como visto no texto o corajoso só é corajoso pois assim deseja, nada o impede de se tornar covarde. Concluímos também o otimismo presente no existencialismo, o homem é capaz de agir e modificar sua essência e se tornar o acha mais interessante para seu posicionamento.
Com isso devemos ressaltar a responsabilidade advinda desta liberdade de modificar.
Sabendo que todos os homens são livres, a escolha não é somente uma escolha livre, mas repleta de responsabilidade quanto à sociedade e as outras escolhas feitas por outros homens (lembrando o Imperativo Categórico de Kant). Sendo o homem o único responsável por seus atos vemos aqui a angústia trazida pelo existencialismo.
Tornando clara a necessidade de um engajamento, pois

Relacionados