Filosofia e Ética- trabalho aula 2
Como surgiu a filosofia? Quais as diferenças entre o pensamento filosófico e o Mito?
A filosofia surgiu com a junção de fatores como, a criação da política, da escrita alfabética, da invenção da moeda, da desmitificação do mundo através das viagens marítimas dentre outros, esses acontecimentos e descobertas fizeram com que as explicações mitológicas já não fossem suficientes, buscou-se então explicações racionais, pautadas da lógica.
O pensamento filosófico segue uma lógica universal que não permite contrariedades em si mesmo, a filosofia é pautada na razão. O Mito se preocupa em explicar o passado, a origem. Enquanto a Filosofia se preocupa com a totalidade do tempo. O Mito explica os acontecimentos por meio de figuras personalizadas enquanto a filosofia explica as causas naturais como algo impessoal. O mito não se preocupa com as contrariedades ou falta de solidez das narrativas, já a filosofia prescinde da razão e da lógica.
1. 1.
Quais as teses que explicam o surgimento da filosofia, na Grécia? Qual delas é mais aceitável?
Tese "Orientalista"
A filosofia nasce graças ao saber oriental. Essa ideia foi defendida durante os séculos II e III D.C., durante o Império Romano, pelos pensadores judaicos e padres. Eles defendiam essa teoria, pois a filosofia era a forma mais elevada do pensamento e da moral, sendo assim, os Judeus queriam ligar o pensamento filosófico ao Egito, por conseguinte a Moisés. E os Padres queriam mostrar que os ensinamentos de Jesus eram perfeitos e não estavam ligados a superstições, mostrando que os filósofos gregos estavam ligados a correntes de pensamento místico e oriental, estando próximos ao cristianismo (que era uma religião oriental).
Tese do "milagre grego"
Teoria surgida no século XIX. Acreditava-se que a filosofia havia surgido na Grécia sem que nada a precedesse, elevando o povo grego o “único capaz de criar a filosofia, assim como a ciência e a elevar às artes a um patamar