Filosofia Livre Arbi Trio E Libertismo
967 palavras
4 páginas
_______________________Livre-arbítrio
e libertismo ________________________
I. INTRODUÇÃO
!
O conceito de liberdade na sociedade humana engloba, entre outros, o conceito de
livre-arbítrio, que é fundamental no âmbito do pensamento filosófico.
!
O problema filosófico do livre-arbítrio consiste em saber se as escolhas aparentes
são compatíveis com o determinismo. As teses que negam e defendem a liberdade da vontade humana, ou seja, do livre-arbítrio — determinismo, indeterminismo e libertismo
— são classificadas umas vezes como teorias compatibilistas, outras vezes como teorias incompatibilistas, e têm vindo a ser amplamente debatidas, procurando respostas para o problema. De entre estas teses, duas estão em campos completamente opostos: o determinismo e o libertismo.
!
Este trabalho vai abordar a definição do conceito de livre-arbítrio, apresentar as
linhas principais do libertismo e ainda abordar a forma como o livre-arbítrio e o libertismo se relacionam, sem esquecer o determinismo.
1
II. O LIVRE-ARBÍTRIO
!
O princípio do livre-arbítrio, com implicações religiosas, éticas, morais, psicológicas
e científicas, tem vindo a ser amplamente debatido ao longo dos tempos, de acordo com as correntes filosóficas de cada época. Por exemplo,no domínio da religião, o livre-arbítrio implica que o desejo e a escolha do agente podem coexistir com uma divindade omnipotente e omnipresente; no domínio da ética, implica que o indivíduo pode ser moralmente responsabilizado pelas suas acções; no domínio da psicologia, implica que a mente controla algumas acções do corpo.
!
O problema filosófico do livre-arbítrio começou por ser discutido no âmbito da
filosofia cristã, porque houve necessidade de harmonizar a liberdade humana com a noção de que Deus tudo criou e tudo governa; mais tarde, passou a ser discutido no âmbito dos avanços da ciência, quando se sentiu necessidade de compatibilizar a liberdade humana com a noção de que tudo o que acontece na Natureza tem uma